E S P U M I N H A

Sexo: Masculino

Naturalidade: Lençóis Paulista

Endereço: Águas do Rio Lençóis

Olá! Sou o Espuminha! Sou o mascote oficial do esporte de Lençóis Paulista. Eu surgi pela primeira vez durante os 61º Jogos Regionais, em 2017 e 23º Jogos Regionais do Idoso em 2019, e assim que soube que a cidade iria sediar também a 65ª edição dos Jogos Regionais, resolvi retornar para acompanhar todas as competições, porque eu amo esporte. E amo todos os esportes.

Meu corpo é formado de água e, por isso, posso dizer que sou fonte de vida. Sem a água não existiriam as plantas, os animais, nem vocês, seres humanos. Eu represento, segundo seus cientistas, 65% do seu corpo.

Eu gosto do esporte, porque ele também é fonte de vida. Faz bem para o corpo, porque nos deixa mais fortes e saudáveis, e também para a mente, porque melhora a inteligência e concentração, além de ajudar a fazer novos amigos. Confesso que no fundo do Rio Lençóis, o esporte que mais pratico é a natação, mas estarei presente em todas as competições torcendo para que os atletas saciem sua sede por vitórias. Até lá!

Fonte de Vida

Depois de ser conhecida como Boca do Sertão, por ser o início de um território ainda não explorado no Estado de São Paulo, as espumas formadas por um rio da região que formavam belos lençóis brancos batizaram as terras que estavam a sua volta. Por isso, não há nada que represente mais Lençóis Paulista que o rio que dá nome à cidade. Partindo dessa ideia nasceu o Espuminha. O Espuminha foi escolhido a partir de um concurso cultural desenvolvido pela Secretaria de Educação com alunos do ensino fundamental.

Os alunos foram estimulados a criar um desenho que serviria de mascote para os Jogos Regionais, em 2017. Foram muitos e diferentes os desenhos feitos pelos alunos da rede pública municipal, que depois foram analisados por um Comitê Julgador formado por servidores do Setor de Comunicação, e secretarias de Educação, Esporte e Recreação, que selecionaram os melhores trabalhos e coube ao prefeito Anderson Prado escolher o finalista.

Dessa análise, o desenho da estudante Hamilli Roda Provenci, do 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Philomena Briquesi Boso, de Alfredo Guedes, se destacou pela simplicidade, beleza e originalidade, e foi escolhido como o vencedor.

O Espuminha representa o Rio Lençóis. Ele é azul porque é formado de água, que é fonte de vida em todos os sentidos que se pode imaginar. A ciência mostra que só existe vida no Planeta Terra graças à existência da água, onde surgiram os primeiros organismos vivos.

A água também está presente na maior parte da composição do corpo humano, cerca de 65%. A água é usada para cozinhar, beber e também para irrigar plantações e produzir alimentos. O formato do cabelo representa alguns dos afluentes, que nutrem e dão vida ao Rio Lençóis e também à cidade.