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CURRÍCULO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Mas afinal, o que é o Currículo Municipal de Educação?

O currículo municipal de educação é um documento norteador que visa garantir uma educação de qualidade e equitativa nas escolas de uma rede municipal. Elaborado em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e respeitando as especificidades locais, ele orienta os professores na organização do trabalho pedagógico e no desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas. Esse currículo é resultado de um processo colaborativo, envolvendo educadores, gestores, especialistas e a comunidade, para assegurar que ele reflita a identidade cultural e as necessidades da população atendida.

Após a homologação da BNCC em 2017, iniciaram-se as discussões sobre a elaboração dos currículos locais nas redes ensino. Os movimentos para essa construção em Lençóis Paulista tiveram início em 2018, um ano repleto de estudos e discussões. Já em 2019, ocorreram os primeiros movimentos para um trabalho de coleta de informações que envolveu toda a comunidade.

Contudo, nos anos de 2020 e 2021 os trabalhos tiveram uma pausa devido a pandemia com a retomada somente em 2022, quando foram formados grupos de trabalho com reuniões periódicas e estabelecidas as definições das habilidades e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, tendo este trabalho sendo finalizado em 2024. Após todo o processo, a versão preliminar do Currículo Municipal foi submetida à aprovação do Conselho Municipal de Educação.

Um dos principais objetivos do currículo municipal é promover o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as dimensões cognitiva, emocional, social e cultural. Para isso, ele organiza as aprendizagens em áreas de conhecimento, competências e habilidades, buscando uma formação que prepare os alunos para os desafios do século XXI. Além disso, o currículo incentiva a valorização da diversidade, o respeito às diferenças e a inclusão, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a oportunidades de aprendizado significativo e transformador.

Por fim, o currículo municipal de educação também é um instrumento de gestão e planejamento, servindo como referência para a formação continuada de professores e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Ele proporciona uma base comum para as escolas, ao mesmo tempo em que permite adaptações às realidades locais, respeitando a autonomia pedagógica das unidades escolares. Assim, o currículo municipal se torna uma ferramenta essencial para a construção de uma educação pública de qualidade, comprometida com a equidade e a formação cidadã.