Secretaria de Saúde
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HISTÓRIA E ESTRUTURA
HISTÓRICO DA SECRETARIA
Inicialmente, existia uma única unidade de saúde, inaugurada em 1945 com a presença do Dr. Adhemar de Barros, então Governador do Estado. Em pouco tempo, foram criadas as unidades de Borebi e Alfredo Guedes.
Posteriormente, foi criado o Posto de Puericultura. O diretor do Centro de Saúde, Dr. João Paccola Primo, assumiu a direção do Posto de Puericultura, enquanto o Dr. Antônio Tedesco passou a ser o médico do Centro de Saúde.
O Centro de Saúde contava inicialmente com os seguintes funcionários: Conceição Martins de Silva, Lula Masseram, Boveto Medola, Jorge Cleto Imparato, Irinea Teresina Mazochi Guarido e, mais tarde, o motorista Antônio Benedetti. O Posto de Puericultura recebeu Maria Leopoldina de Oliveira Lima Ciccone, Anita Ciccone Lazari e Aracy Precioso.
Em Alfredo Guedes, havia um centro de saúde com o Dr. Brasil Acrísio de Araújo e os funcionários Adeli Gasparini Peralta (atendente), João Pereira de Godoy (fiscal) e Aparecida (servente), depois substituída por Santo Mauro G. Costa. Posteriormente, foi criado um posto de Puericultura com o médico Dr. Luiz Gonzaga e as funcionárias Leonor da Silva Neto e Diva Orides Doretto. Em Borebi, o Centro de Saúde contava com o Sr. Donato Develis (fiscal) e a Sra. Emília Martins Generoso (atendente), enquanto Graça Canova atuava no Posto de Puericultura.
Por vários anos, os únicos médicos a atender na rede pública foram Dr. João Paccola Primo e Dr. Antônio Tedesco. Alguns anos depois, Dr. José Antônio Garrido se transferiu para o município.
Em 1970, foram criadas as Unidades Polivalentes de Saúde, que agruparam os centros de saúde e puericultura. Em Lençóis Paulista, a chefia da Unidade Polivalente, denominada Centro de Saúde II de Lençóis Paulista, ficou com o Dr. Antônio Tedesco, que dividia o atendimento com Dr. João Paccola Primo (crianças e gestantes) e Dr. José Antônio Garrido (crianças). O Dr. Tedesco atendia os adultos, com uma média de 30 pacientes para cada médico e mais de 50 para ele.
Em 1971 ou 1972, a responsabilidade pelo atendimento de pacientes com tuberculose e hanseníase foi repassada ao município. O Dr. Tedesco assumiu o atendimento desses pacientes, com o apoio do Dr. Raimundo Suriano, que mensalmente se deslocava de Bauru para prestar atendimento e realizar exames de baciloscopia.
Com a unificação, o quadro do Centro de Saúde foi ampliado significativamente, incluindo 2 escriturários, 1 vigia, 2 agentes de saneamento e 3 visitadores sanitários. Com o crescimento da cidade e a população acima de 35 mil habitantes, o Centro de Saúde foi elevado à categoria de CSII, permitindo a nomeação de um Diretor e um Chefe de Seção Técnica (cargo assumido pelo Dr. João P. Primo), além da criação de um cargo de encarregatura administrativa.
Na época, a prioridade era a medicina preventiva, com foco em vacinação, entrega de leite em pó, orientação e tratamento de verminoses. Em 1988, com a elevação de Borebi à categoria de município, a unidade foi desmembrada.
Paralelamente ao serviço de saúde mantido pelo Estado, o município também mantinha um serviço de saúde financiado pela Assistência Social, com o Dr. Marco Moretto, o dentista Dr. Roberval Paccola, um atendente de enfermagem e dois auxiliares de farmácia. A farmácia municipal atendia tanto receitas do serviço próprio quanto aquelas não cobertas pelo Estado.
Com a municipalização da saúde em 1988, os serviços começaram a ser integrados e todo o atendimento passou a ser gerido pelo poder público municipal.
ESTRUTURA DA SECRETARIA
A Secretaria de Saúde é responsável por 1 Estratégia de Atenção Primária, 9 Estratégias de Saúde da Família, 1 Ambulatório de Especialidades, 1 Central de Regulação, 1 Rede Integral à Saúde da Mulher, 1 Centro de Assistência Psicossocial – CAPS e 1 Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos, veja nossas Cartas de Serviços.
COORDENADORIAS SUBORDINADAS
- Saúde Comunitária: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Centro de Zoonoses;
- Médica;
- Bucal;
- Enfermagem;
- Regulação de Serviços;
- Administração e Gestão da Saúde;
- Auditoria, Avaliação e Controle;
- Proteção Animal;
- Vigilância Sanitária;