Início

Notícia

Saúde

Lençóis Paulista recebe Oficina da Insulinoterapia para capacitação de profissionais da rede pública

Publicada em 24/06/2026, às 15:00

Compartilhe nas redes sociais:

Lençóis Paulista foi a quarta cidade do Estado de São Paulo a receber a oficina, que já havia sido realizada em Sorocaba, Cravinhos e São José do Rio Preto.

Lençóis Paulista foi a quarta cidade do Estado de São Paulo a receber a oficina, que já havia sido realizada em Sorocaba, Cravinhos e São José do Rio Preto.

Lençóis Paulista realizou nesta terça-feira, 23, a Oficina da Insulinoterapia, formação voltada à capacitação de farmacêuticos, enfermeiros e médicos sobre a transição das insulinas humanas para as insulinas análogas no Sistema Único de Saúde.


A oficina integra a estratégia nacional de qualificação da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, a ação tem como foco preparar as equipes municipais para o processo de transição da insulina NPH para insulinas análogas de ação prolongada, como a glargina, com profissionais atuando como multiplicadores nas redes locais de saúde. (Serviços e Informações do Brasil)


Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde do município, o evento foi realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, por meio do secretário Dr. Murilo Pavanello. A oficina contou com a participação das instrutoras Rossana Silvério dos Santos, Luciana Cosenso Martin, instrutora da Oficina Macrorregional do Ministério da Saúde, e Inês Amaral Bertoco, da DRS-6 Bauru.


Lençóis Paulista foi a quarta cidade do Estado de São Paulo a receber a oficina, que já havia sido realizada em Sorocaba, Cravinhos e São José do Rio Preto.


A programação reuniu atividades teóricas, orientações técnicas e discussões práticas ao longo do dia. Entre os temas abordados estiveram o acolhimento e alinhamento da Estratégia Nacional de Apoio na Insulinoterapia no SUS, orientações técnicas do Ministério da Saúde, prescrição e ajustes da insulinoterapia, estudo de caso clínico, preparo e técnica de aplicação, casos especiais, dúvidas frequentes, comunicação, fluxos e boas práticas na Atenção Primária à Saúde.


A proposta da formação é garantir que os profissionais estejam preparados para orientar os usuários, organizar os fluxos de atendimento, apoiar a transição terapêutica e multiplicar o conhecimento em seus municípios. De acordo com o Conasems, a qualificação envolve oficinas presenciais e curso autoinstrucional, com o objetivo de fortalecer a assistência farmacêutica e o cuidado contínuo aos pacientes em insulinoterapia. (Conasems)


O secretário municipal de Saúde, Dr. Murilo Pavanello, destacou a importância de Lençóis Paulista sediar uma capacitação regional sobre o tema.


"Receber esta oficina em Lençóis Paulista reforça o compromisso do município com a qualificação permanente dos profissionais da saúde. A mudança na insulinoterapia exige preparo técnico, organização dos serviços e orientação adequada aos pacientes. Ao sediar essa formação, contribuímos para que as equipes estejam mais seguras e preparadas para oferecer um cuidado cada vez mais qualificado à população", afirmou.


A capacitação também reforça a importância da integração entre Ministério da Saúde, Estado e municípios para a implantação de novas diretrizes no SUS. O COSEMS/SP informa que a iniciativa busca ampliar a segurança e a efetividade do cuidado às pessoas com diabetes, especialmente no manejo clínico na rede básica. (Cosems SP)