Início

Notícia

Saúde

Estado e município avançam nas ações de monitoramento e prevenção da febre amarela em Lençóis Paulista

Publicada em 09/06/2026, às 15:00

Compartilhe nas redes sociais:

Durante o encontro, as equipes alinharam estratégias para fortalecer a vigilância epidemiológica e ambiental, além de definir os próximos procedimentos relacionados à investigação do caso confirmado da doença registrado no município.

Durante o encontro, as equipes alinharam estratégias para fortalecer a vigilância epidemiológica e ambiental, além de definir os próximos procedimentos relacionados à investigação do caso confirmado da doença registrado no município.

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, segue desenvolvendo ações de monitoramento e prevenção da febre amarela em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Na manhã desta segunda-feira (8), representantes do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado estiveram no município para mais uma etapa do trabalho de investigação e acompanhamento epidemiológico.


A reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde contou com a participação da chefe da Vigilância Epidemiológica de Lençóis Paulista, Adriana Santana, de profissionais da equipe técnica municipal e do secretário de Saúde, Dr. Murilo Pavanello. Juntamente com os representantes estaduais, foram discutidas as próximas ações de monitoramento, investigação e prevenção da febre amarela no município.


Durante o encontro, as equipes alinharam estratégias para fortalecer a vigilância epidemiológica e ambiental, além de definir os próximos procedimentos relacionados à investigação do caso confirmado da doença registrado no município.


Após a reunião, os técnicos do Estado e do município seguiram para o distrito de Alfredo Guedes, onde realizaram uma visita técnica em áreas consideradas prováveis locais de infecção relacionados ao caso investigado.


O objetivo da ação foi avaliar as características ambientais da região e reunir informações que irão subsidiar o planejamento das próximas etapas da investigação epidemiológica. Entre as medidas previstas estão ações de captura de mosquitos, monitoramento ambiental e vigilância ativa dos vetores, fundamentais para ampliar o conhecimento sobre a circulação viral e orientar medidas preventivas.


Segundo a Secretaria de Saúde, o trabalho realizado em conjunto com os órgãos estaduais integra um conjunto de ações que vem sendo desenvolvido desde a confirmação do caso, incluindo intensificação da vacinação, monitoramento epidemiológico e atividades de prevenção em áreas consideradas estratégicas.


A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra a febre amarela e permanece disponível nas unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação. A orientação é que os moradores verifiquem sua situação vacinal e procurem uma unidade de saúde em caso de dúvidas.


As ações de monitoramento e investigação seguem em andamento e serão conduzidas de forma integrada entre município e Estado, com o objetivo de ampliar a proteção da população e fortalecer as medidas de vigilância em saúde.