Início

Notícia

Assistência Social

Operação Inverno Acolhedor é intensificada devido queda de temperatura

Publicada em 03/07/2025, às 10:13

Compartilhe nas redes sociais:

Em junho e no início de julho, devido à queda acentuada da temperatura, as ações foram intensificadas.

Em junho e no início de julho, devido à queda acentuada da temperatura, as ações foram intensificadas.

Desde o mês de maio, o Serviço Especializado em Abordagem Social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Secretaria de Assistência Social, realiza a Operação Inverno Acolhedor, voltada a atender pessoas em situação de rua. Em junho e no início de julho, devido à queda acentuada da temperatura, as ações foram intensificadas.

A operação consiste na busca ativa de pessoas em situação de rua, que não estão inseridas ou que deixaram o Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade. A orientação dos técnicos é para que retornem ao programa ou procurem o abrigo nos períodos mais frios, onde terão espaço para pernoitar e receberão refeições.

De acordo com o serviço especializado, sempre que há previsão de quedas acentuadas de temperatura, a partir das 18h, a equipe realiza abordagens noturnas, quando são feitas orientações para os pernoites, entregas de cobertores, roupas, chá, bolachas e marmitas para quem opta por permanecer nas ruas.

Até o dia 26 de junho, 47 pessoas nesta situação foram atendidas e convidadas a se instalarem no abrigo do Programa Acolhe Mais. Destas, 25 preferiram pernoitar nas ruas da cidade, após receberem cobertores e roupas para se protegerem do inverno, além de kits de higiene pessoal. O abrigo possui 16 vagas de pernoite para as pessoas em situação de rua, sendo 6 vagas femininas e 10 masculinas.

Serviço: O serviço especializado pode ser acionado pelos telefones 3264-1716 e 3265-9565 (CREAS), ou pelo celular 99818-9132 (Serviço Especializado de Abordagem Social).