Início

Notícia

Obras

Equipes da Prefeitura fazem capacitação para operar software de geoprocessamento

Publicada em 07/03/2025, às 11:34

Compartilhe nas redes sociais:

A informação gerada pode ajudar no aumento da segurança viária do município

A informação gerada pode ajudar no aumento da segurança viária do município

Equipes das secretarias de Obras e Infraestrutura, e Planejamento, da Prefeitura de Lençóis Paulista participaram de uma capacitação para uso do software de geoprocessamento QGIS, com objetivo de otimizar o processamento de dados e informações em diversas áreas da gestão municipal.

O software utiliza o Sistema de Informações Geográficas (SIG) para dar suporte à visualização, edição e análises de dados geoespaciais, além da criação e visualização de mapas. Ele é gratuito e tem código aberto (opensource), ou seja, seu uso é livre. Com ele, também é possível fazer análises espaciais e temporais, acessar banco de dados, utilizar funções conectadas com a internet e ter visualização 3D de mapas.

O treinamento oferecido pelo engenheiro de trânsito da Secretaria de Segurança Pública, Renan César Silva Caldas, serviu para capacitar as equipes das duas secretarias a utilizar a ferramenta como recurso para otimizar e agilizar as análises elencadas pela gestão municipal, processo antes executado com recursos que não possuíam o nível de tecnologia apresentado pelo software.

Como exemplo da sua utilização, Renan menciona uma das tarefas apresentadas no curso e que mostra a funcionalidade e agilidade do recurso em prol de ações que podem melhorar vários pontos e setores do município. "Fizemos uma atividade como se fosse necessário identificar os locais com maior número de acidentes de trânsito em áreas próximas a escolas do município, para saber quais áreas seriam as mais perigosas. Com as análises, definimos um raio de 100 metros das escolas e levantamos a quantidade de acidentes em cada área, tudo em um minuto. Uma informação obtida de forma tão rápida que pode embasar a definição de prioridades e o desenvolvimento de projetos que visem aumentar a segurança viária no município. A lógica dessa atividade pode ser utilizada em diversos setores da prefeitura", afirmou.

Inicialmente, o recurso será utilizado pelas equipes das secretarias que participaram do treinamento, com a possibilidade de que também beneficie outros setores.