Notícia
Educação
Projeto desenvolvido pela Educação e CMFP vai oferecer cursos profissionalizantes a alunos do período integral
Publicada em 23/05/2025, às 09:20
Compartilhe nas redes sociais:

Reunião nesta semana deu andamento ao projeto
Um projeto-piloto desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação de Lençóis Paulista e o Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP) pretende oferecer cursos profissionalizantes a alunos das escolas municipais de período integral. A primeira reunião de planejamento estratégico para a implantação do projeto aconteceu nesta quarta-feira, dia 21 entre o secretário de Educação, Damião Augusto Xavier de Oliveira, o Professor Guto, o diretor-presidente do Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP), Antônio Paulo Antunes, e o diretor do Centro, Donizete Evandro Santangelo.
Também participaram da reunião a assessora de assuntos pedagógicos da Secretaria de Educação, Marli do Amaral Sant'Ana, e a diretora do CEEIOL, Laura Paniagua Justino.
O projeto é uma das ações de elaboração das Políticas Públicas para o Ensino em Tempo Integral que vem sendo desenvolvida em Lençóis Paulista.
Durante o encontro, foram definidas as primeiras ações necessárias para efetivar a parceria entre a Secretaria de Educação e o Centro Profissionalizante. O objeto do projeto é possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Fundamental 2 que frequentam as escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.
A expectativa é de que a primeira fase do projeto seja implantada no segundo semestre desse ano. No entanto, a primeira iniciativa, um curso de informática básica, está prevista para acontecer no Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa (CEEIOL), e as aulas acontecerão no laboratório de informática da própria unidade escolar.
Segundo informou o secretário, o curso contemplará parte do currículo complementar das escolas em tempo integral do Ensino Fundamental, atendendo as habilidades preconizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação, e o piloto servirá de base para a estruturação da Política Pública do Ensino em Tempo Integral do município.
"O foco, como sempre, é o nosso aluno, o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos educandos. Saímos todos da reunião muito felizes e entusiasmados e tentaremos dar o início do projeto o mais rápido possível, para que os alunos possam deixar a rede pública no ensino fundamental 2, já com algum direcionamento na área profissionalizante", afirmou Professor Guto.
O diretor-presidente do CMFP comemorou o andamento do projeto. "É um sonho, que há alguns anos está amadurecendo. Uma ideia que agora está se materializando. Estreitando o diálogo entre o Centro e a prefeitura, o projeto está caminhando".