Início

Notícia

Cultura

Cidade do Livro ganha Sala dos Escritores

Publicada em 02/05/2023, às 09:30

Compartilhe nas redes sociais:

Local está aberto para visitação no Espaço Cultural

Local está aberto para visitação no Espaço Cultural

Uma cerimônia marcou na noite de terça-feira, 25, a inauguração da Sala dos Escritores. A Camerata de Cordas da Casa da Cultura abriu a cerimônia realizada no Espaço Cultural Cidade do Livro. 

A criação da Sala dos Escritores surgiu com a necessidade de um espaço que possibilitasse a interação dos escritores com a população lençoense. A implantação do espaço é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a escritora Renata Paccola. 

Participaram da cerimônia, o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, representando o prefeito Anderson Prado, o vereador e segundo-secretário da Mesa Diretora, Valdivino Miguel Barbosa, o vereador licenciado e secretário de Motomecanização, Francisco de Assis Naves, o acadêmico José de Souza Martins, membro da Academia Paulista de Letras, o jornalista Elton Laud, representando a Academia de Letras de Lençóis Paulista (ALELP), Silvia Aparecida Pereira, da Academia de Letras de Botucatu e colaboradora da Academia Jahuense de Letras, José Paulo Fusco, presidente Academia de Letras de Bauru, Sônia Guzzi, presidente da Academia de Letras de Araraquara, a escritora Renata Paccola Frischkorn, madrinha da Sala dos Escritores. 

O maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, os secretários Paulo Cesar Ferrari (Desenvolvimento), Joelma de Andrade Taioque (Turismo), membros da Alelp e escritores homenageados também participaram da solenidade. 

"Neste espaço, a população, terá a oportunidade de conhecer um pouco dos notáveis escritores que contribuem e contribuíram para a cultura lençoense. Esta sala, é mais um fruto cultural para que as futuras gerações não esqueçam de sua história. Neste primeiro momento não foi possível abrigar todos os talentosos escritores lençoenses, todavia tenho certeza que brevemente outros autores estarão integrados nesta sala. Agradeço a oportunidade de ter colaborado com este projeto e que muitos outros venham", lembrou a escritora Renata Paccola. 

"É uma satisfação imensa estar aqui nesta noite maravilhosa com a presença de ilustres escritores e seus familiares. Quero agradecer de forma especial por todo o trabalho realizado pela escritora Renata Paccola neste espaço, ao viabilizar a instalação da sala dos escritores. Esta cerimônia é um marco histórico na cidade, cidade que mais investe em cultura e realiza eventos em nossa região. Em breve, vamos concluir a entrega das obras de reforma da BMOL, referência em nosso país, com a implantação de dispositivos de acessibilidade para continuar desenvolvendo ações, projetos e atividades voltados ao fomento da cultura, literatura e artes. Em breve, também vamos reinaugurar o Museu Alexandro Chitto, espaço que é uma referência na preservação da história de nosso município. Agradeço o apoio do Poder Legislativo para que a Secretaria de Cultura realize seu trabalho", destacou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha durante a cerimônia. 

"Que noite memorável… estava ouvindo o professor e acadêmico José de Souza Martins e ao ouvir essa narrativa é impossível deixar de imaginar as histórias que as pessoas escreveram e vão continuar escrevendo sobre Lençóis Paulista. História que será perpetuada por esta Sala dos Escritores que vai relembrar o passado, enaltecer o presente e construir o futuro. É uma honra estar aqui representando nesta noite, o prefeito Prado. Eu era jovem em 1986, quando o escritor Orígenes Lessa trouxe para lençóis a Caravana dos Escritores com a presença do presidente José Sarney, momento marcante para a cultura e a história de Lençóis Paulista. Ouvindo essas histórias é impossível não se emocionar. A cidade está em transformação e esta sala vai contar a história de Lençóis Paulista. Que Deus abençoe a todos, muito obrigado", pontuou o diretor do SAAE, André Paccola Sasso. 

preflp