Início

Notícia

Saúde

Mutirão de castração no Jardim Ibaté atende 22 animais; inscrições para próxima etapa já estão abertas

Publicada em 09/03/2020, às 08:47

Compartilhe nas redes sociais:

Castramóvel segue atendendo os bairros da região do Jardim do Caju

Castramóvel segue atendendo os bairros da região do Jardim do Caju

O mutirão de castração realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro pela Prefeitura Municipal atendeu animais de 21 famílias do Jardim Ibaté. Foram castrados 10 cães e 12 gatos no castramóvel que estava localizado na Escola Municipal Guiomar Fortunata Coneglian Borcat.

 

As inscrições para a próxima etapa do mutirão, que vai atender os bairros Jardim Ibaté e Jardim do Caju, acontecem nos dias 9 e 10 de março, na unidade de saúde Dr. Luiz Fernando Lelis Andrade, no Jardim Caju, das 13h às 17h. Para realizar a inscrição são necessárias cópias dos documentos de identidade (RG e CPF), comprovante de residência e comprovante de renda familiar.

 

Os mutirões reforçam o serviço que já é prestado pela prefeitura no Centro de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniollo, localizado no Jardim Ubirama. Segundo a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski, são castrados mensalmente 75 fêmeas e 80 machos. "No entanto, cerca de 12% das pessoas não levam seus animais na data marcada para a castração e isso prejudica o atendimento, pois tira a vaga de outro animal", alerta Milena.

 

Mesmo com o serviço prestado pelo Castramóvel, existem hoje cerca de 400 animais na fila de espera para a castração. O alto índice de abandono de animais no município já esgotou a capacidade do Canil Municipal, que possui 96 vagas e abriga hoje 97 cães. "Vale lembrar que o Canil/Gatil só recebe animais que estão nas ruas doentes, prenhes ou machucados. E mesmo assim já chegamos à nossa capacidade máxima, porque o número de abandonos é muito grande", reforça a coordenadora.

 

Além de ser um ato cruel, o abandono ou maus-tratos de animais também é crime e está previsto na lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientes), no seu artigo 32. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.