Notícia
Educação
Seminário encerra programa de formação 2015
Publicada em 27/11/2015, às 11:18
Compartilhe nas redes sociais:
Profissionais expuseram práticas desenvolvidas que foram favorecidas pelos encontros de formação
O último encontro do ano de formação continuada realizado pela Diretoria Municipal de Educação em parceria com a Editora Positivo foi realizado neste mês, no formato de seminário, quando todos os professores participantes do projeto, da educação infantil II e ensino fundamental I e equipe gestora das unidades escolares puderam expor como os encontros de formação favoreceram o trabalho desenvolvido em sala de aula, o que foi verificado nos depoimentos de práticas desenvolvidas. Também puderam relatar como o acompanhamento e apoio da equipe gestora são significativos para a qualidade do ensino e aprendizagem. Os assessores da Editora Positivo finalizaram esse momento com uma breve retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo dos encontros. Participaram da formação os professores da Educação Infantil II (Maternal II, Etapa I e Etapa II), professores do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) e coordenadores pedagógicos (Educação Infantil e Ensino Fundamental). As formações tiveram à frente os assessores da Editora Positivo Sílvia Pandini e Luciana Ceslinski (Educação Infantil II), Ricardo Selke e Fernanda dos Santos (Ensino Fundamental I - História) e Fernando Schena e Gabriela Marques Pinheiro (Ensino Fundamental I - Geografia), com acompanhamento das assistentes técnico pedagógicos Roseli Vicente e Elizandra Vidal Muller. "Ao considerar a formação continuada como atividade essencial ao trabalho docente, busca-se oferecer suporte à prática pedagógica, a partir de situações que incentivem à problematização, a reflexão e a teorização, e que promovam a construção do conhecimento como processo contínuo de formação profissional", explicam as assessoras da DME. A proposta das formações neste ano: * *Educação Infantil II: Linguagem Oral e Escrita: Temática: *A apropriação da linguagem escrita pelas crianças - saberes em movimento. * Eixos de discussão: - Alfabetizar ou não alfabetizar? Eis a questão! - De olho nas hipóteses e nas ideias das crianças!
Ler antes de saber ler, escrever antes de saber escrever: as tentativas de leitura e escrita das crianças!
Criando contextos significativos para pensar sobre como se faz para ler e escrever!
Matemática: Temática: Integrando linguagens, construindo sentidos - o trabalho com a matemática e a língua materna na educação infantil * Temática presencial para realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, na área de Matemática. Foco do trabalho: metodologias de ensino e sequências didáticas bimestre a bimestre. *Ensino Fundamental I - 4º e 5º anos Planejamento em Ação "Docentes": Geografia e História * Curso presencial com a intenção de realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume, do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, nas áreas de Geografia e História. Foco do trabalho: metodologias de ensino e sequências didáticas bimestre a bimestre. *Coordenadores Pedagógicos - Educação Infantil e Ensino Fundamental I Curso presencial com a intenção de apresentar as atividades e planejamentos realizados com as equipes de docentes durante o curso denominado Planejamento em Ação "Docentes", para que acompanhem o trabalho orientando seus desdobramentos nas escolas.