Notícia
Saúde
Prorrogada, vacinação contra gripe vai até dia 15 de junho
Publicada em 30/05/2018, às 14:54
Compartilhe nas redes sociais:
A campanha que terminaria em 1º de junho se estenderá até o dia 15
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar na sexta-feira, 1o de junho, sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos.
Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial as crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
No Brasil ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas. Em Lençóis Paulista, de acordo com a enfermeira chefe do Grupo de Vigilância Epidemiológica, Adriana Santana, levantamento realizado no dia 24 de maio indicava os números da tabela abaixo, sendo que a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% de cada grupo:
Grupos
TOTAL
Meta
População
Crianças
841
23,33
3605
Gestantes
168
28,92
581
Trab. de saúde
784
69,38
1130
Puérperas
43
45,26
95
Idosos
4197
62,19
6749
Professores
224
36,9
607
Com comorbidades
2112
N/Inf.
TOTAL
6033
47,25
12767