Início

Notícia

Assistência Social

Lençóis realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Publicada em 14/07/2025, às 10:55

Compartilhe nas redes sociais:

O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Com tema 20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência, foi realizada nos dias 7 e 8, no Centro de Convivência do Idoso Deputado Ricardo Izar, na Cecap, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito André Paccola Sasso, do presidente da Câmara, Francisco de Assis Naves, dos vereadores Glauco Temer Feres e Diego Doni, e do secretário de Cultura, Marcelo Maganha. A diretora da Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), Angelina Maria Costa também esteve no primeiro dia do evento. A mesa de honra contou ainda com a presidente do Conselho Municipal e coordenadora da Rede do Câncer, Ângela Silvana Fermino, e representando os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Claudineia Benedito.

O secretário de Assistência Social, Ney Góes acompanhou os dois dias da Conferência, quando foram debatidos os eixos temáticos propostos pelo Conselho Estadual de Assistência Social. O Eixo 1 tratou da Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; o Eixo 2 abordou o Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; o Eixo 3 debateu a Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social no SUAS; o Eixo 4a, a Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS, e no Eixo 5 foram discutidas a Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Na terça-feira, dia 8, Alisson Paulo da Silva, especialista em Gestão de Políticas Públicas, apresentou palestra sobre os 20 anos do SUAS.

Após as deliberações nos grupos temáticos, as propostas foram apresentadas e eleitos os delegados que levarão o conteúdo definido à Conferência Estadual.

O prefeito André Paccola Sasso destacou a importância do evento para o fortalecimento das ações do município em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade. "Esse trabalho tem que ser constante e perene, mas uma Conferência é uma forma de reunir todo mundo para que essas discussões sejam mais amplas, temáticas e, principalmente, divididas de uma forma harmônica. A Assistência Social não é engessada, ela vai se aperfeiçoando ao longo do tempo. Lençóis Paulista, que no começo de 2017 investia R$ 5 milhões, hoje investe mais de R$ 20 milhões no setor. O atendimento tem que ser cada vez melhor executado, planejado de forma assertiva para chegar a quem necessita, para que as pessoas tenham eficiência e autonomia, para que sejam preparadas para sair da situação que estão e evoluir. E a função nossa é oferecer ferramentas nesse momento de dificuldade, mas também um horizonte positivo para a vida delas. É isso que a gente entende como fundamental".

O secretário Ney Goes afirmou que, apesar dos 20 anos, o sistema está em construção. "Tudo aquilo que foi pensado para os SUAS, poucos municípios conseguiram implementar. Por isso, a importância deste evento. Esse momento de 20 anos dos SUAS é um momento histórico, mas nós temos muitos desafios a serem superados. Então, essa conferência vem discutir tudo aquilo que foi realizado, colocar as deficiências, as dificuldades que nós encontramos até então, mas também planejar os próximos anos. Quando a gente fala em assistência social, a gente esquece aquela ideia do passado de assistencialismo, de suprir as necessidades eminentes, pensamos em construção de um futuro onde a pessoa supere a sua situação de dependência, de vulnerabilidade e seja protagonista da sua própria história".

A diretora técnica da DRADS Bauru, afirmou que a conferência é um espaço democrático, de construção coletiva, onde as pessoas têm a oportunidade de fazerem proposituras para aprimorar o atendimento de assistência social nos municípios. "Eu falo que são propostas que vão direcionar diretrizes, na verdade, aonde o SUAS vai se fortalecer, se aprimorar. A conferência é o momento de avaliarmos como que está a política pública da assistência social nos nossos municípios e também no Estado e também a nível federal", disse Angelina Maria Costa.

O presidente da Câmara mencionou a importância da assistência social para àquelas pessoas em situação de vulnerabilidade. "A Assistência Social é o braço forte da nossa administração, é ela que socorre a todos quando mais precisam. Nossa cidade cresceu e se desenvolveu, mas os problemas também cresceram. Por isso, eu e o prefeito Sasso temos conversado para podermos oferecer as melhores condições para que a equipe possa manter este bom trabalho", comentou Chico Naves.

O evento contou com a apresentação do Coral do Centro de Convivência do Idoso Viva a Vida, Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão e um número de dança com mulheres atendidas pela Rede do Câncer.