Notícia
Desenvolvimento
Encontro reúne mulheres que atuam no agronegócio e promove saúde e bem-estar
Publicada em 14/11/2025, às 14:33
Compartilhe nas redes sociais:
As Semeadoras do Agro é uma iniciativa da Faesp, que visa fortalecer a liderança feminina no campo e promover a saúde e o bem-estar das mulheres do agronegócio.
Organizado pelo Sindicato Rural de Lençóis Paulista com apoio da Prefeitura Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aconteceu, na quinta-feira, dia 13, encontro do grupo Semeadoras do Agro pertencente a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). O encontro faz parte da campanha Semear é cuidar e teve a participação da ONG Orienta a Vida e Sebrae/Bauru, realizado no salão da Apae. Foram promovidas palestras sobre saúde e bem-estar das mulheres que atuam no agronegócio de Lençóis, Macatuba e Borebi.
As Semeadoras do Agro é uma iniciativa da Faesp, que visa fortalecer a liderança feminina no campo e promover a saúde e o bem-estar das mulheres do agronegócio. A campanha Semear é Cuidar oferece exames médicos gratuitos e conscientização sobre a saúde feminina, incluindo prevenção ao câncer do colo do útero. O projeto também promove capacitação e suporte para mulheres do agronegócio, abordando temas como empreendedorismo e autoestima.
O presidente do Sindicato Rural de Lençóis Paulista Ermenegildo Luís Coneglian destacou o impacto positivo que a presença feminina no agronegócio tem gerado. "Sabemos que 30 milhões de hectares de terra são administrados por mulheres, o que representa 8,4% em todo o país. As mulheres estão liderando processos sustentáveis, impulsionando a digitalização das propriedades e promovendo a inclusão social no campo. Por isso, posso dizer que o futuro das mulheres no agro é e sempre será promissor. Acreditamos em um futuro em que homens e mulheres terão as mesmas oportunidades como agentes de transformação na construção de um país forte e digno a toda a população do campo".
O gerente do escritório Regional Bauru do Sebrae, Wilson Nishimura, comentou sobre o crescimento do projeto Semeadoras do Agro. "O propósito de melhorar a vida delas foi que tornou possível esse crescimento. Este momento é das Semeadoras, por isso quero deixar à disposição não só o Sebrae Lençóis, mas toda a equipe do Sebrae Regional Bauru a todas as Semeadoras. O Semear é cuidar segue uma linha de propósito, que é cuidar principalmente da saúde das mulheres".
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Lençóis, Aline Fogolin comentou sobre o apoio dado à iniciativa pela Prefeitura de Lençóis. "Nosso apoio é total, não só pela importância do trabalho com as mulheres, sob o olhar do empreendedorismo, de proporcionar a qualidade de vida e de negócios, mas também do agronegócio, que é tão forte e tão importante na cadeia econômica de Lençóis".
Juliana Farah, integrante da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp e presidente do Sindicato Rural de Mineiros do Tietê apresentou a palestra O posicionamento da mulher e seus diversos papeis.
Adriana Menezes da Silva, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp e presidente do Sindicato Rural de Itu, apresentou a palestra Como fazer dar certo.
Cristina Rodrigues, enfermeira da ONG Orienta Vida apresentou a palestra sobre câncer do colo do útero. Integrantes da organização realizaram a coleta de sangue das participantes para realização do exame RosalindTest, que identifica propensão ao câncer de mama. Os resultados serão recebidos e encaminhados para confirmação pelo Senar/SP, com a realização de exames de comprovação coordenados pelos sindicatos rurais.
A secretária de Turismo, Joelma Taioque, participou do evento, junto a integrantes do grupo de artesanato da cidade. Lúcia Helena Tragante, consultora de negócios do Sebrae-SP falou sobre as oportunidades oferecidas pelo Sebrae aqui.
O ex-prefeito Ézio Paccola e sua esposa Ana Maria Ribeiro Ramos também estiveram presente.