Início

Notícia

Educação

Educação oferece 265 vagas em creches, mas só 67 são preenchidas

Publicada em 09/06/2025, às 11:10

Compartilhe nas redes sociais:

Pelo formato das chamadas públicas, os pais são convidados a confirmar o interesse pelas vagas disponibilizadas

Pelo formato das chamadas públicas, os pais são convidados a confirmar o interesse pelas vagas disponibilizadas

A Secretaria de Educação realizou na quarta-feira, dia 4, a segunda chamada pública de pais e responsáveis para a confirmação e preenchimento das vagas de creches no município. Foram oferecidas 265 vagas nas quatro etapas atendidas - berçário I e II, maternal I e II. Desse total de vagas oferecidas foram efetivamente preenchidas apenas 67 vagas. Até o dia 1º de junho, havia uma lista de espera de 154 vagas para o segundo semestre.

Pelo formato das chamadas públicas, os pais ou responsáveis são convidados para confirmar, presencialmente, o interesse pelas vagas disponibilizadas na rede municipal. O encontro desta semana foi o segundo 'chamadão das creches', deste ano, e pela segunda vez a secretaria conseguiu atender, total ou parcialmente, todas as crianças que aguardavam por vagas. Na chamada de janeiro, foram matriculadas 244 crianças, número total da lista de espera na época.

Foram oferecidas 30 vagas para Berçário I, das quais foram preenchidas 22, sendo que dois pais não aceitaram as vagas oferecidas e seis não compareceram. Para Berçário II, foram ofertadas 83 vagas com preenchimento de 16, sendo que três pais não aceitaram a oferta e cinco não compareceram. Para Maternal I, havia 65 vagas disponíveis, das quais 15 foram preenchidas, uma vaga foi recusada e cinco pais não atenderam ao chamado. Finalmente, para Maternal II, 87 vagas estavam disponíveis, sendo que 14 foram preenchidas e cinco pais não compareceram.

O secretário de Educação, Damião Augusto Xavier de Oliveira, o Professor Guto, explicou que a diferença entre o número de vagas ofertadas e preenchidas ocorre porque, em alguns casos, os pais preferem aguardar para matricularem os filhos em unidades mais próximas de suas residências. Na chamada desta semana, alguns pais não compareceram.

Professor Guto também explicou que a alteração na lista de espera é comum nesta época do ano e mencionou as ações realizadas e previstas para ampliar o número de vagas. "Com essa chamada, buscamos zerar mais uma vez a lista de espera por vagas em creche no município. Apenas este ano, já conseguimos zerar duas vezes a espera. Mesmo assim, devemos ampliar a oferta em nossa rede após o concurso público para monitor de creche, o que nos permite ampliar ainda mais as vagas. Também aumentamos, este ano, quatro salas na creche Cleide Therezinha Biral Capelari. Estamos sempre buscando oferecer o melhor para a população, acompanhando o fluxo de vagas, zelando pelo bem maior que são as crianças do nosso município", afirmou



NÚMEROS DA SEGUNDA CHAMADA PÚBLICA DE 2025


Lista de espera em 1º de junho: 154 crianças

Vagas oferecidas: 265

Pais que compareceram: 73

Vagas preenchidas: 67


Por etapa:


Berçário I

Vagas oferecidas: 30

Vagas preenchidas: 22

Recusas: 2 | Ausências: 6


Berçário II

Vagas oferecidas: 83

Vagas preenchidas: 16

Recusas: 3 | Ausências: 5


Maternal I

Vagas oferecidas: 65

Vagas preenchidas: 15

Recusas: 1 | Ausências: 5


Maternal II

Vagas oferecidas: 87

Vagas preenchidas: 14

Ausências: 5