Notícia
Segurança Pública
Campanha promovida pela GCM coleta mais de 40 bolsas de sangue
Publicada em 13/06/2025, às 15:48
Compartilhe nas redes sociais:

Foram coletadas 42 bolsas de sangue pelas equipes do Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho de Jaú com apoio da GCM
Durante a ação Doe Sangue, Doe Vida promovida pela Guarda Civil Municipal de Lençóis Paulista na quinta-feira, dia 12, foram coletadas 42 bolsas de sangue pelas equipes do Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho de Jaú. As doações foram feitas na sede da GCM no Distrito Industrial, com sorteio de brindes para os casais que fizeram a doação juntos, já que na data foi comemorado o Dia dos Namorados.
De acordo com o comandante da GCM, Guilherme Fuganholi Aberconi, foram distribuídas 58 senhas para pessoas que foram até a Sede da Guarda para participar da ação, no entanto 14 candidatos não puderam doar por apresentarem alguns dos pontos de impedimento identificados durante a triagem. "A GCM agradece a todos que se dispuseram a estar presentes nesta noite fria para este gesto de amor de doar sangue", agradeceu.
Segundo informações da Guarda Civil, cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, assim as doações coletadas na campanha deste ano poderão beneficiar até 168 pessoas.
Esta foi a segunda ação Doe Sangue, Doe Vida realizada pela GCM de Lençóis Paulista. A primeira ocorreu em 2023 e coletou 72 bolsas de sangue. O objetivo é promover novamente a campanha no ano que vem, segundo o comandante Aberconi.
Para ser doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes dos 60 anos), pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa duas horas antes da doação) e portar documento oficial com foto (obrigatório).
Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já mulheres, podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. A triagem de doadores segue normas nacionais e internacionais e visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao paciente.
Como a ação deste ano coincidiu com o Dia dos Namorados, foram sorteados um jantar romântico e um dia de transformação em um salão de beleza da cidade. O casal sorteado foi Lilian Fatori Fadoni e Andrei Souza.