Início

Notícia

Assistência Social

3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa define prioridades e elege conselheiros

Publicada em 02/06/2025, às 15:39

Compartilhe nas redes sociais:

Mais de 270 pessoas participaram da Conferência Municipal do Idoso

Mais de 270 pessoas participaram da Conferência Municipal do Idoso

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", foi realizada na sexta-feira, dia 30, no Centro de Convivência do Idoso "Deputado Ricardo Izar", na Cecap. Durante o evento foram discutidas políticas públicas, protagonismo e enfrentamento à violência contra idosos e eleitos os conselheiros que participarão da Conferência Estadual. A realização foi do Conselho Municipal do Idoso e Secretaria de Assistência Social.

A conferência reuniu autoridades e convidados como o perfeito André Paccola Sasso, o presidente da Câmara, Francisco de Assis Naves, o Chico Naves, o vereador e presidente da OAB/Lençóis Paulista, Glauco Temer Feres, os vereadores Rômulo Paulon Pegolo e Val Silva, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, e representando o Conselho Municipal do Idoso, o vice-presidente Sérgio Luiz Dalbeto. Ao todo, o evento contou com 275 participantes, entre profissionais da área social, saúde, conselhos, representantes de instituições de pessoas idosas da cidade e população em geral.

Após a aprovação do regimento interno, houve a apresentação da palestra Envelhecimento multicultural: urgência por equidade, direitos e participação e seus respectivos eixos, com o especialista em comunicação, ex-conselheiro estadual dos direitos da criança e do adolescente, Carlos Henrique Lopes.

Cinco grupos definiram as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, com base nos cinco eixos elencados. Foram eleitos dois representantes da sociedade civil, que participarão do evento em São Paulo, e dois suplentes representantes do poder público.

O prefeito André Paccola Sasso enalteceu o papel do Conselho Municipal do Idoso e agradeceu a participação de todos que se envolveram na realização do evento. "Agradeço além da colaboração integral do Conselho, as discussões importantes para a nossa cidade, e à Câmara que participa das discussões e principalmente aprovando o que é necessário para garantir os direitos das pessoas idosas. Ainda a toda a equipe da Assistência Social, que trabalha para cuidar e estar próximos dos idosos". E destacou a importância do evento. "Que esse evento faça parte da nossa história, história que vocês construíram e que vamos construir juntos, em uma parceria que queremos que dure mais que estes quatro anos do nosso governo".

O vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sérgio Luiz Dalbeto, abordou em sua fala a necessidade que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados. "Falar de envelhecimento multicultural e democracia é reconhecer que não existe uma única forma de envelhecer. Há idosos no campo, na cidade, indígenas, negros, brancos e lgbtqia+ com diferentes condições de saúde e realidades sociais, e todos merecem respeito, oportunidade e, principalmente, voz. Por isso, a palavra-chave é equidade. Não basta tratar a todos de forma igual, é preciso olhar as diferenças e garantir que cada pessoa idosa tenha o que precisa para viver com dignidade, saúde e participação plena na sociedade", afirmou.

O secretário de Assistência Social, Ney Góes, apresentou dados e comentou sobre a realidade dos idosos atendidos por meio do Sistema de Garantias da Pessoa Idosa. "Segundo o IBGE, Lençóis conta com 68.395 habitantes e destes, 16,5% pessoas com mais de 60 anos, acima da média nacional. Isso mostra que Lençóis Paulista vem desenvolvendo políticas de atenção à pessoa idosa que proporcionam melhor qualidade de vida. Se estão vivendo mais é porque as condições que estamos proporcionando através da Assistência, Saúde, Esporte e Lazer, e outras áreas. Mas, entre esses, temos muitos idosos em situação de vulnerabilidade social, por isso temos que continuar pensando em políticas que atendam esse segmento".

O presidente da Câmara, Chico Naves, enalteceu a contribuição dos idosos. "Cada um de você deu sua contribuição para que nossa cidade esteja onde está hoje. Cada um, em cada área desenvolveu um trabalho e por isso nossa cidade é grande, e por isso vocês não podem ser esquecidos. Precisam ser sempre lembrados por tudo o que fizeram por essa cidade".

O evento contou com as apresentações do Grupo de Dança de Salão da Casa da Cultura e Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão.