Detalhes do Serviço
Cadastro Único (CadÚnico)
Secretaria de Assistência Social
Serviço oferecido para:
Cidadão
Saiba mais sobre o serviço
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), é um registro que permite saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Nele, são registradas informações como: características do domicílio, identificação dos membros da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Este cadastro é necessário para o acesso a benefícios e programas ofertados através do Governo Federal, Estadual ou do próprio Município. A gestão do CadÚnico ocorre na sede da Secretaria de Assistência Social, através de equipe específica e treinada para sua execução.
Para quem é esse serviço?
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; Famílias com renda acima deste valor, podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
Aqui estão mais algumas informações
Para acessar este serviço, o usuário deve procurar o CRAS de seu território para agendar atendimento particularizado e posteriormente ser encaminhado pela equipe técnica para inclusão ou atualização do Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social.
Documentos necessários para atendimento no CRAS e na Secretaria de Assistência Social:
1. Responsável Familiar (RF) - necessita ter mais de 16 anos e ser preferencialmente mulher. Deve comparecer para atendimento munido de:
- Documento com foto;
- CPF ou Título de Eleitor;
- Comprovante de residência.
2. Para os demais membros da família, é necessário apresentação de ao menos um documento de identificação:
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
É recomendável apresentar:
- Para os maiores de 16 anos, Carteira de Trabalho e se estiver trabalhando, holerit;
- Cartão do Cidadão Municipal.